A indústria 5.0 é uma extensão da Indústria 4.0 e é caracterizada como a próxima fase da revolução industrial em que vivemos. Porque, enquanto a indústria 4.0 se concentra na automação, interconexão e digitalização de máquinas e sistemas, a indústria 5.0 tem como objetivo colocar os seres humanos no centro do ambiente tecnológico avançado.
Para isso, o foco da nova tecnologia é estabelecer uma colaboração entre humanos e sistemas automatizados para enfatizar a interação homem-máquina. As tecnologias avançadas como IA, robótica e IoT — Internet das Coisas — passam a ser usadas para aprimorar as capacidades dos trabalhadores e permitir que as tarefas mais complexas, criativas e de alto valor agregado fiquem mais fáceis de executar.
As tecnologias avançadas como IA, robótica e IoT — Internet das Coisas — passam a ser usadas para aprimorar as capacidades dos trabalhadores e permitir que as tarefas mais complexas, criativas e de alto valor agregado fiquem mais fáceis de executar.
Diferente da empresa 4.0, que automatizou processos e fez com que vários empregos fossem substituídos por máquinas, a ideia da empresa 5.0 é criar um ambiente para que os humanos trabalhem em conjunto com as máquinas e tecnologia, de forma que se complementem. Assim, aproveita-se o máximo das habilidades únicas de cada um.
Porém, não podemos deixar de destacar que com essa nova revolução, alguns profissionais acabarão perdendo espaço no mercado, especialmente se não estiverem aptos em se atualizar para integrar-se com a nova tecnologia e fazer uma transição de carreira.
Afinal, a indústria 5.0 traz consigo diversas oportunidades de trabalho para potencializar a flexibilidade, capacidade de raciocínio abstrato, criatividade e habilidades sociais dos seres humanos. Habilidades essas que não podem ser substituídas por máquinas.
Como vimos antes, a indústria 5.0 tem como objetivo integrar a tecnologia com os seres humanos para potencializar os resultados de tarefas complexas, combinando as habilidades únicas de cada um.
Porém, uma grande mudança que irá impactar a mão de obra e mercado de trabalho é que essa revolução permitirá que atividades perigosas e repetitivas possam ser automatizadas, reduzindo riscos e consequentemente, a demanda por trabalhadores em determinadas áreas.
Algumas tarefas como montagem de peças, inspeção de qualidade e até movimentação de materiais pesados podem ser automatizadas, dando aos trabalhadores a oportunidade de ocupar áreas que demandam maior criatividade e necessidade de habilidades humanas.
Para isso, os profissionais deverão desenvolver cada dia mais conhecimento nas áreas de programação, análise de dados, IA e Internet das Coisas, além de estarem sempre em constante evolução para desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, inteligência emocional, resolução de problemas complexos e especialmente criatividade.
Com base na integração da tecnologia automatizada em diversos processos, muitos trabalhadores terão que se reinventar no mundo corporativo e desenvolver habilidades para atuar em áreas específicas, onde faz-se necessário o conhecimento e habilidades humanas.
A partir disso, novos empregos podem começar a surgir à medida que as empresas adotam tecnologias avançadas, como oportunidades de manutenção e reparo de sistemas automatizados, programação, desenvolvimento de soluções tecnológicas, supervisão de processos automatizados.
Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!
Operadores de linha de produção: os operadores de linha de produção podem acabar sendo afetados com a automação avançada. Afinal, com a nova tecnologia, muitas tarefas de montagem poderão ser realizadas por robôs, diminuindo a necessidade de mão de obra humana. Para se destacar nessa área, os profissionais deverão desenvolver habilidades de operação de sistemas automatizados, manutenção e reparo de máquinas, programação e habilidades de resolução de problemas complexos.
Motoristas de veículos de transporte: outro cargo que deve ser afetado com a indústria 5.0 são os motoristas de veículos de transporte. Hoje, já existem modelos de veículos autônomos onde não há necessidade de motorista para conduzir, também afetando profissionais como taxistas, por exemplo. Quem trabalha na área deverá focar em habilidades de gerenciamento de frota, manutenção de veículos autônomos e transição de carreira para funções de controle de sistemas automatizados.
Caixas de supermercado: gradualmente vemos caixas de supermercados de autoatendimento, colocando em risco os operadores que não estão pensando em se atualizar na sua área. Com a demanda mais baixa, é indispensável que esses profissionais busquem oportunidades em atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque, operação de sistemas de ponto de venda e suporte técnico.
Analista de dados: a indústria 5.0 permite uma coleta de dados massiva, e com a ajuda da IA, a análise é feita de forma rápida e fácil, sem necessidade de intervenção humana. Quem atua nessa área deve aprimorar suas habilidades em analisar os dados e estatísticas, e aprender a interpretar resultados e as máquinas, para trabalhar em colaboração com sistemas automatizados e algoritmos.
Técnicos de manutenção industrial: profissionais da área também devem se atualizar e desenvolver novas habilidades em diagnóstico e solução de problemas de sistemas automatizados, programação básica, manutenção preventiva, reparo e substituição de componentes eletrônicos.
Profissionais da área de saúde: embora os profissionais da saúde sejam essenciais, com a nova revolução industrial eles também sofrem um grande impacto, especialmente com a criação de robôs cirúrgicos. Com isso, é essencial o desenvolvimento de habilidades em operação e colaboração com o sistema robótico, assim como o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação com os pacientes.
Com o grande impacto da indústria 5.0 em vários setores e cargos, um dos principais desafios dessa nova era está ligada à substituição de empregos, especialmente de pessoas que lidam com tarefas repetitivas e de baixa complexidade.
Isso pode acabar causando uma grande preocupação em relação à taxa de desemprego e à necessidade de requalificação profissional. Além disso, a nova tecnologia ainda traz consigo a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas e também de pensamento crítico, adaptação, resolução de problemas complexos e especialmente criatividade e inovação.
Como resultado, muitos profissionais podem enfrentar dificuldades no processo de transição de carreira para procurar novas oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Para isso, é essencial que esses profissionais estudem e se qualifiquem visando não somente o setor que deseja ingressar, mas toda a mudança que a indústria 5.0 irá causar nessa área e quais as novas especificações necessárias para se destacar no mercado.
Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!