Transformação digital: quais são os impactos na sua empresa?

Para se relacionar com a base de clientes, colaboradores e outros grupos de interesse da forma mais assertiva e atual possível, é vital que a organização esteja em dia com a transformação digital; veja o que é, medidas necessárias e mais!

O digital dita e reformula constantemente a forma como as pessoas se comunicam e vivem no geral. Dessa forma, não demoraria muito até que a pauta ganhasse força dentro das empresas.

Por esse motivo, é comum que elas invistam em tecnologia, como em um bom Sistema de Gestão para Indústrias, por exemplo.

É inevitável não sentir que a rotina profissional está imersa ou interligada ao digital. E, apesar de já ser uma realidade, há quem pense que é possível esperar para ver, dependendo da indústria.

A relevância de estar em dia com essa transformação, é o que integra os ambientes físicos aos digitais.

É uma estratégia que as maiores empresas do mundo já inseriram em primeiro plano no negócio.

Através da transformação digital, é possível ter inovação, produtividade e automação em níveis aprofundados — um combo que te faz vender mais em bem menos tempo.

É importante entender também que o âmbito digital engloba diversas oportunidades para você — como a adoção de Inteligência Artificial (AI), big data, robótica e computação cognitiva (alguns exemplos).

Se ainda não tem dimensão da magnitude da transformação, alguns setores atualmente necessitam de forma expressiva do digital:

Dados da Deloitte apontam que 56% das organizações reformulam constantemente os processos de Recursos Humanos para o aproveitamento das mais diversas ferramentas.

As estatísticas mostram, que padrões comportamentais de consumo, tendências de mercado e outros fatores externos, como a pandemia da Covid-19 acelerou o movimento por conta do isolamento social.

De qualquer forma, se você decide levantar a bandeira de transformar o seu negócio, você deve também levantar a da acessibilidade. Assim, a ideia é que todos os setores e departamentos passem pelo processo.

Nós apostamos que os termos metaverso, NFT e outros já foram mencionados ao seu redor. É difícil não se atrapalhar com a enxurrada de informações.

Juntos, podemos entender melhor sobre a origem da transformação e as possibilidades que podem te levar ainda mais além!

O que é a transformação digital?

Antes de explicar a origem e o objetivo da transformação, a parte mais importante é entender que isso tudo vai além de um simples termo.

É necessário um plano de ação e a análise constante de adesões e testes aos processos já firmados, para que haja o acompanhamento nas mudanças e a adaptação não aconteça de forma forçada.

Preste o máximo de atenção e entenda que o digital já permeia todas as tomadas de decisões presentes no mundo dos negócios e pode ir muito além da experiência do cliente.

Vamos começar do início: a era digital possibilitou que novas empresas florescessem, mas as que já existiam antes do surgimento da internet enfrentaram um grande desafio:

Como manter meu progresso se as regras que norteavam a parte majoritária dos negócios foram criadas na era pré-digital e não se aplicam mais?

É difícil encontrar um ângulo no qual a transformação digital seja um fator negativo, mas certamente há um estranhamento em setores específicos.

Ela não é nada mais que um processo de mudança na mentalidade das empresas que passam a fazer uso da tecnologia para se tornarem mais modernas. Mas não para por aí:

Através dessa modernização citada acima, um novo mundo se abre para você: melhorias no desempenho são rápidas de acontecer, há o aumento de alcance de mercado e a ampliação dos avanços tecnológicos.

Ampliação é a palavra-chave. Note que é um movimento radical sem fim; sempre revisitado e repensado para preservar o seu lugar no futuro e impulsionar a performance.

Se a sua empresa já possui uma presença superficial no digital, já é um começo! E se você tem o entendimento que ela deve assumir um papel estratégico central, melhor ainda. Portanto, avalie como tornar isso uma realidade.

A tecnologia para indústria pode e deve ser um tema didático e sem burocracias, como na IN4. Ao lado de especialistas com a autoridade necessária, seu negócio estará nas melhores mãos.

Acima citamos a palavra desafio e gostaríamos de fazer um lembrete: a transformação digital vai além de uma tarefa somente de marketing ou tecnologia. Isso também diz respeito à gestão.

Apesar da praticidade quando implantada, a mudança leva tempo e consome recursos. Contudo, a transformação não deve ser restrita para grandes organizações. O fator monetário não priva isso de acontecer.

Como ela funciona?

Antes de aproveitar os diversos benefícios, há os desafios no processo de inovação digital. Para a etapa inicial ser bem sucedida, você deve traçar um escopo bem definido.

Após ter esse escopo em mãos, empregue todo o esforço possível e siga as etapas:

   1. Diagnóstico

Determine quais são as suas necessidades atuais. Automação no atendimento, melhorias no sistema de pagamento e inclusão de sistemas para gestão são alguns exemplos.

Implantar mudanças em todos os departamentos nessa primeira etapa não é possível. Então, é necessário definir as prioridades da empresa.

   2. Alinhamento

A gestão tem que estar presente em todo o processo. Engaje as lideranças e alinhe o formato de administração para que os novos recursos disponíveis sejam considerados e avaliados.

   3. Implementação

Nessa etapa, você decide que ERP contratar, quais sistemas de pagamento usar, se deve incluir recursos de autoatendimento (bots, por exemplo) nas lojas e outras possibilidades.

Quais são os pilares?

Existem 5 domínios estratégicos nessa era. Eles são: clientes, competição, dados, inovação e valor. As informações são do livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers.

  • Clientes

A sua audiência é o motivo pelo qual a sua empresa existe. Quanto mais você entender, conhecer e se conectar com o seu público-alvo, mais você ganha (como advogados da sua marca, por exemplo).

  • Competição

De acordo com Rogers, você não compete com as demais empresas do seu segmento. Passe a enxergar a sua concorrência com outros olhos!

  • Dados

Você estará diante de uma infinidade de dados diariamente — mas é importante saber como extrair o máximo deles e também ter uma leitura completa para que sirvam como base nas decisões.

Com o Big Data, processo de análise e interpretação de um grande volume de dados armazenados remotamente, você inova e otimiza o seu tempo.

  • Inovação

Engana-se quem diz que, para inovar, é crucial criar algo do zero em sua totalidade.

  • Valor

Use a tecnologia a seu favor e entenda que não é porque uma solução tecnológica agrega valor agora que ela continuará fazendo o mesmo para sempre.

Quais são os benefícios?

Os benefícios são múltiplos, mas alguns se destacam: ROI (retorno sobre o investimento), vantagem competitiva e relevância contínua.

Vamos dar mais um exemplo: você tem a sua operadora de telefonia móvel, correto? Ao entrar em contato com essa operadora, você está sempre em contato diretamente com um humano?

É notório o uso de inteligência artificial até mesmo para fechar novos planos, reter o cliente ou até mesmo prospectar.

Deu para entender como a transformação impacta diretamente o seu negócio? Não fique para trás e tenha a melhor assessoria para fazer essa migração, que passou a existir e é implementada por necessidades da nossa sociedade na sua totalidade.

Conclusão:

Neste artigo, citamos algumas dicas de como a transformação digital irá impactar a sua empresa proporcionando melhores resultados.

Tenha sempre em mente que quanto mais informatizado for o seu processo, mais benefícios sua empresa e seus colaboradores poderão ter.

Sendo assim convidamos você a conhecer IN4 ERP.

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