Saiba o que é maturidade de gestão e como medi-la
Para desenvolver competências que melhoram o desempenho e a competitividade de uma empresa, é preciso analisar em qual nível de maturidade de gestão ela se encontra.
A gestão de uma empresa que deseja ter resultados de sucesso deve ter uma boa estrutura e os profissionais envolvidos precisam compreender determinados conceitos e ações diárias que orientem o caminho que devem seguir.
Ou seja, o sucesso da sua empresa depende de decisões tomadas de maneira inteligente e alinhadas com metas bem definidas.
Neste artigo, explicamos o que é maturidade de gestão, como avaliar os índices, a importância da tecnologia nesse processo e como fazer um diagnóstico preciso.
O que é maturidade de gestão?
Com o atual cenário econômico e tecnológico em constante transformação, as empresas que desejam crescer e conquistar visibilidade precisam acompanhar todas essas mudanças de forma estratégica para adquirir uma maturidade de gestão e, consequentemente, maior destaque.
Maturidade de gestão é a forma como a empresa está conduzindo suas ações e se elas estão desempenhando de forma correta as metas estipuladas. É a situação presente em que se encontra a gestão e o desenvolvimento das competências necessárias para mudanças positivas.
Empresas com um nível de maturidade de gestão elevado conseguem lidar melhor com os desafios do mercado por possuírem recursos adquiridos a partir desse desenvolvimento.
Organizações que possuem um know-how estruturado e um bom desenvolvimento, tanto interno quanto externo, conseguem estar à frente da concorrência. A partir disso, uma empresa com maturidade de gestão conquista vantagens que fazem dela mais forte e competitiva:
- Sabe inovar de forma inteligente para estar sempre em destaque;
- Adquire estrutura organizacional para prevenir adversidades;
- Consegue captar facilmente as oportunidades do mercado;
- Melhorar a rentabilidade;
- Tem ótima relação com funcionários, clientes, fornecedores, entre outros;
- Preza pelo planejamento a curto, médio e longo prazo de acordo com os objetivos;
- Consegue elevar seus pontos fortes e diminuir ao máximo os fracos.
Principais pontos para avaliar o índice de maturidade de gestão da sua empresa
Alguns pontos são fundamentais para avaliar qual é o grau de maturidade de gestão de uma empresa. Planejamentos inteligentes e uma análise constante do índice de gestão são os principais trajetos a serem seguidos para conquistar o sucesso.
Mas, para que tudo isso aconteça, é fundamental estipular metas e avaliar como estão os principais indicadores:
- Clima organizacional;
- Índice de turnover;
- Ticket médio;
- Taxa de conversão;
- Faturamento;
- Lucratividade;
- Endividamento;
- Retorno sobre o investimento (ROI).
Por meio desses indicadores de desempenho da empresa, é possível analisar o índice de gestão, se os resultados estão favoráveis ao cenário atual do mercado e, assim, estruturar estratégias que direcionem de forma precisa a uma maturidade de gestão de qualidade.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das empresas brasileiras não sobrevivem até completar uma década . Por isso, é importante avaliar o nível de maturidade de gestão constantemente e fazer as seguintes perguntas após as avaliações:
- Estamos atingindo as metas estipuladas?
- Os recursos estratégicos utilizados são eficazes?
- Existem falhas? Quais são?
- Como está o nível de desempenho do trabalho?
Para atingir um alto índice de maturidade de gestão, a empresa precisa avaliar em que nível ela se encontra e quais são as competências necessárias para atingir as metas estipuladas. Esses níveis são divididos em:
- Nível 1 – Pouca ou nenhuma consciência de gestão
- Nível 2 – Elementos de gestão sendo aplicados isoladamente
- Nível 3 – Processos mais estruturados
- Nível 4 – Normas são implementadas para gerenciar a mudança
- Nível 5 – Competência de gestão de mudanças
Por que usar um ERP ajuda a garantir maturidade de gestão?
O uso de tecnologias nos processos de maturidade de gestão ajuda a empresa na praticidade de integrar informações entre setores, automatizar processos, otimizar tempo e, consequentemente, aumentar a produtividade.
O ERP é um sistema de gestão integrado que permite unir todas as informações organizacionais em um único lugar, através de várias funções.
A polarização de ferramentas digitais em uma empresa dificulta todo o processo estratégico, tendo em vista que o planejamento de maturidade de gestão precisa ter uma comunicação única entre equipes.
O uso do ERP durante todas as etapas do planejamento e do desenvolvimento melhora o índice de gestão empresarial, além de oferecer diversas vantagens, tanto no ambiente interno da organização quanto no externo:
- Vantagem competitiva;
- Tomadas de decisões mais assertivas;
- Melhor gerenciamento de custos;
- Atendimento a qualquer tipo de empresa de acordo com suas necessidades;
- Integração de informações;
- Facilidade em identificar erros e demais problemas;
- Aumento dos lucros e da produtividade.
Considerando que uma empresa é constituída por um conjunto de processos e que eles são interdependentes, qualquer movimentação em um impacta em outros. Sendo assim, é preciso ter o conhecimento das melhores práticas por processo, garantindo um resultado mais assertivo.
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