Os 3 V’s do Big Data: volume, velocidade e variedade; entenda aqui!

Trata-se de diversos conjuntos de dados massivos e complexos com várias fontes, que podem auxiliar a sua empresa de forma valiosa. Saiba mais abaixo. 


Quando você abre um aplicativo, busca algo no Google ou caminha de um lugar para o outro portando o seu celular, dados são automaticamente gerados e isso não é novidade para ninguém.


Contudo, a importância do volume e da profundidade desses dados coletados instantaneamente com ações como as que foram citadas acima não é tão conhecida. Esse conjunto massivo e complexo de informações é o Big Data. 


O volume de informações é o que difere o Big Data da coleta comum de dados e também o que impossibilita que eles sejam mantidos, cuidados e tratados da mesma forma. 


É inviável usar apenas um computador para processar a enxurrada de dados do Big Data, por exemplo. Outras ferramentas e mais memória são algumas das necessidades.


Os conjuntos que compõem o Big Data podem ser estruturados, semi estruturados e não estruturados. Se tratados de forma indevida, o volume extenso pode ser prejudicial à qualquer empresa, além de se tornar uma dor de cabeça.


Os atributos específicos do termo da Tecnologia da Informação (TI) foram divididos e explicados da seguinte formavolume, velocidade e variedade.


Essencialmente, o Big Data é a combinação dos 3 fatores, que são usados para a coleta de insights e para previsões. Cada atributo é útil e importante para o melhor uso dos dados volumosos. 


É possível administrar os megadados por meio de plataformas específicas para Big Data, com soluções de arquitetura designadas para isso. 

O que são plataformas de Big Data?


As plataformas de Big Data, além de construídas para ter capacidade de armazenar inúmeras informações que entram no sistema em altas velocidades e amplas variedades, consistem em vários servidores, bancos de dados e ferramentas de inteligência de negócios. 


Assim, cientistas de dados podem manipular e encontrar tendências e padrões em meio aos megadados.

Primeiro V: Volume

Enquanto dados tradicionais são medidos em tamanhos familiares, como megabytes, gigabytes e terabytes, o Big Data é em petabytes e zettabytes. 


Para um melhor entendimento da gigante diferença, considere uma comparação:


Um gigabyte é o equivalente a um vídeo de sete minutos em HD; já um único zettabyte é igual a 250 bilhões de DVDs. A informação é da faculdade Berkeley, nos Estados Unidos. 


E não para por aí, é somente a ponta do iceberg. Ainda de acordo com a Berkeley, a produção de megadados estará mais do que dobrando em um espaço de cinco anos. 


A expectativa é de 180 zettabytes a serem produzidos globalmente até 2025. 


O Big Data providencia a arquitetura adequada para lidar com tudo isso. Sem as soluções apropriadas, é impossível coletar insights. 

Segundo V: Velocidade

Tudo relacionado ao Big Data é rápido, caso ainda não tenha ficado claro. Da velocidade na qual os dados são criados à quantidade de tempo necessária para a análise dos mesmos. 


As empresas têm que ter conhecimento, aproveitar e gerar insights com os megadados simultaneamente, ou eles não serão muito úteis.


O processamento em tempo real permite que os tomadores de decisões ajam de forma rápida, além de desfavorecer a concorrência. 


Enquanto algumas formas de dados podem ser processadas e permanecem relevantes com o tempo, muito do Big Data é transmitir para a empresa a leitura ideal e, com isso, tomar ações imediatas para os melhores resultados. 


Um bom exemplo é os dados transmitidos por sensores de dispositivos de saúde. A habilidade do processamento instantâneo de dados pode fornecer aos usuários ou médicos informações que podem salvar vidas.

Terceiro V: Variedade

De 80% a 90% de todo o Big Data não é estruturado, o que significa que eles não cabem em um modelo tradicional.


Tudo, de e-mails e vídeos a dados científicos e meteorológicos podem constituir um grande fluxo, e cada um deles contém seus próprios e únicos atributos.


Outros elementos importantes no âmbito da variedade são e-mails, mensagens de voz, texto manuscrito, gravações de áudio e mais. 


A variedade tem tudo a ver com a capacidade de classificar os dados recebidos em várias categorias.

Benefícios do Big Data

        1.   Aquisição e retenção de clientes


As pegadas digitais dos clientes revelam muito sobre as preferências, necessidades e o comportamento de compra deles. 


Empresas usam o Big Data para observar esse movimento, notar padrões e manufaturar produtos e serviços de acordo com as especificidades de cada um dos clientes.


Isso está próximo de garantir a satisfação do seu consumidor, além da lealdade dele e por fim, mas não menos importante, o aumento considerável das vendas. 

        2.   Promoções focadas e visadas em públicos segmentados


Entregue promoções customizadas para os públicos apropriados. Não é mais necessário gastar fortunas em campanhas promocionais que não funcionam e nem entregam. 


Com o Big Data, empresas podem analisar tendências dos consumidores ao monitorar compras online. Esses insights ajudam marcas a atingir as expectativas dos clientes e a construir fidelidade aos negócios. 

         3.   Identificação de potenciais riscos


O Big Data tem um papel crítico em desenvolver bons e efetivos processos e estratégias para evitar riscos. 


Os insights que você ganha usando todo o potencial analítico do Big Data são a chave para a inovação. Você pode atualizar produtos ou serviços já existentes enquanto inova em outros.


O volume largo de dados coletados ajuda as empresas a identificar o que melhor se encaixa com a base de clientes. Informações do que os outros acham dos seus produtos ou serviços pode ajudar no desenvolvimento de mais possibilidades.

          4.   Aumento da eficiência


Ferramentas de Big Data podem aumentar a sua eficiência operacional, sua interação com consumidores e o feedback valioso de cada um deles para coletar grandes quantidades de dados valiosos de cada cliente. 


Em seguida, a parte analítica irá extrair os padrões significantes escondidos dentro dos dados para criar produtos customizados. 


As ferramentas podem automatizar os processos e tarefas rotineiras, o que é positivo para você e todo o quadro de colaboradores.

           5.   Otimização de custos


Um dos benefícios mais atraentes que as ferramentas de Big Data oferecem incluem vantagens de custo significativas para armazenamento, processamento e análise de grandes volumes de dados.

ERP IN4

Para administrar o Big Data do seu negócio, a melhor opção é um sistema de gestão integrado, também conhecido como Enterprise Resource Planning (ERP). 


Por meio do software, você pode administrar toda a empresa de forma automatizada, além de não deixar passar nada de relevante para o desempenho de vendas estar em constante crescente. 


Os softwares que performam o sistema se tornaram críticos para grandes empresas e não foi à toa. Eles integram todos os processos e os concentram em um único local, além de ajudar a implementar o planejamento de recursos. 


Mais atividades de um software ERP são: integrar planejamento, estoque, vendas, marketing, finanças, recursos humanos e muito mais. 


Como funciona um ERP? 


Nós da IN4, grupo especialista em tecnologia existente desde 1991,  temos um ERP personalizado e que certamente funcionará para você. No nosso site há uma demonstração https://in4.com.br/demo.


Caso você tenha interesse ou dúvidas, é só entrar em contato com o time da IN4. Nossas opções de contato também estão no site. 

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