Logística x vendas: por que esses dois setores vivem em choque?
Uma empresa conta com vários setores, que possuem funções e atividades diferentes a executar. Diretamente interligados ou não, todos eles buscam o mesmo objetivo: fazer o negócio ter sucesso em sua missão. No entanto, a falta de planejamento e de comunicação pode causar ruídos e até prejuízos na rotina de trabalho. É o que acontece, por exemplo, com logística e vendas.
Quer entender porque esses dois setores vivem em choque e o que pode ser feito para que eles trabalhem juntos, de forma alinhada, em harmonia? Continue a leitura do post até o final e confira.
Departamento de vendas.
O departamento de vendas trabalha na comercialização de produtos ou serviços. Ele é considerado o responsável direto pelo sucesso da empresa. O bom desempenho e o cumprimento de suas metas de vendas impactam todos os outros departamentos.
Esse time é pressionado constantemente a bater metas de vendas e atrair mais clientes para o negócio. Nesse sentido, acaba, muitas vezes, por deixar de lado o planejamento e de trabalhar com uma previsão de vendas por conta da ambição por resultados cada vez maiores.
Departamento logístico.
Enquanto o departamento de vendas busca vender cada dia mais, o setor logístico precisa trabalhar para que as entregas sejam realizadas e da maneira correta: no prazo acordado com o cliente no momento da compra e garantindo que o produto chegue íntegro.
E não é só qualidade e prazo. É necessário, ainda, cuidar dos custos do processo de entrega: negociar a tabela de frete com transportadoras, contratar e agendar a coleta e garantir que a mercadoria possa ser monitorada. Ao mesmo tempo, lidar com imprevistos que possam acontecer, como tombamentos, atrasos e extravios.
Quando ocorre o choque?
O choque entre os dois setores ocorre, principalmente, quando eles não trabalham de maneira integrada, alinhada. O departamento comercial pode, por exemplo, ser estimulado a fechar negócio sem levar em consideração a capacidade que a organização tem de honrar com as entregas.
E como, então, promover a sintonia entre os dois? Separamos algumas orientações que você pode colocar em prática aí no seu negócio como forma de eliminar ou minimizar os problemas entre essas equipes.
Formas de alinhar as equipes de logística e vendas.
Planejamento estratégico.
Esse ponto deve ser parte da cultura organizacional da empresa. Muitas vezes, as operações têm início sem uma meta definida e o planejamento acaba sendo feito no dia a dia, durante a operação.
Sem tempo adequado para reflexão, discussão de ideias e de pensar possibilidades, o resultado é um projeto que não tem fim ou que, quando tem, é repleto de falhas e pontos cegos.
Por isso, o primeiro passo para eliminar o choque entre logística e vendas é reservar um período para planejar estrategicamente a operação desses dois setores. Isso deve ser feito de forma participativa, com a ajuda de integrantes das duas equipes, e não de forma unilateral, partindo apenas da gerência.
Trabalhe com dados atualizados.
Um planejamento estratégico só será eficiente se for baseado em dados atualizados da operação. Nesse sentido, querer trabalhar com uma previsão de vendas baseada somente em especulações é um tiro no pé que causará vários danos à marca em sua totalidade.
Os dados devem ser atualizados com uma frequência pré-determinada. Experimente, por exemplo, fazer atualizações no fechamento do mês. Devem ser observados o volume de vendas no período, a demanda de cada produto e qual a situação do estoque naquele momento.
Com esses dados em mãos, a logística consegue se preparar para o próximo mês de trabalho de maneira segura, fazendo sua parte para uma operação mais eficiente.
Melhore a comunicação entre as equipes.
Promova reuniões semanais entre diretoria, setor de vendas e logística. Isso vai permitir que todos conheçam bem a metodologia de trabalho de cada equipe, as estratégias, e abrirá espaço para soluções que um time pode apresentar ao outro.
Além disso, no dia a dia, a conversa entre os dois setores também deve ser aprimorada para que se evite a existência de ruídos que atrapalhem a operação. Quando se trabalha com planejamento, processos bem definidos e dados atualizados, boa parte dos problemas já são resolvidos.
Faça os times compartilharem metas.
Ainda como parte da melhor comunicação entre logística e vendas, faça com que os dois times tenham metas compartilhadas. A sintonia vai ajudar a fazer com que a logística esteja preparada para realizar o processo de separação, distribuição, envio e entrega dos produtos no tempo idealizado.
Ao mesmo tempo, quando a equipe logística verificar que parte do estoque está próxima à data de validade, por exemplo, pode comunicar ao setor de vendas e sugerir uma promoção para aumentar o fluxo de saída dessas mercadorias.
Monitore com precisão os resultados.
Se os setores de logística e vendas trabalharem juntos, mas os resultados obtidos não forem analisados, o resultado não será satisfatório. Parte da solução para o fim do choque entre os dois departamentos é monitorar bem os frutos gerados a partir da mudança de postura, do trabalho feito com planejamento, compartilhamento de metas e comunicação eficiente.
A análise eficaz dos resultados vai indicar se as ações estão no caminho certo, se precisam ser aprimoradas, ou se novas medidas devem ser testadas para que se busque uma harmonia maior entre as equipes.
Só com o monitoramento do trabalho desenvolvido é possível enxergar as falhas, os pontos sensíveis e aqueles onde foi possível observar uma melhora e que podem ser ainda mais otimizados.
Ofereça treinamentos.
Promova, rotineiramente, treinamentos para cada equipe e, se possível, também em conjunto. Eles permitirão que os colaboradores aprimorem suas técnicas de trabalho, aprendam novas ferramentas de persuasão (no caso das vendas) e pensem em novos modelos de organização e gestão de estoque (para a logística).
Invista, sobretudo, em treinamentos e integrações que desenvolvam a inteligência emocional dos funcionários. Isso vai ajudar a melhorar a produtividade, aumentar o desempenho e gerar tomadas de decisões mais corretas.
Na rotina operacional, muitas empresas até apostam em treinamentos para desenvolver habilidades profissionais. Mas poucas lembram de trabalhar o lado humano, que afeta e muito o dia a dia da empresa e a relação entre os colaboradores, refletindo nos resultados obtidos.
Incentive a equipe.
Encontre formas de incentivar a equipe a atingir as metas estipuladas e aprimorar a execução do trabalho. Um time motivado alcança resultados surpreendentes e consegue melhorar a performance de forma eficaz, em um tempo até menor que o esperado.
Aposte na tecnologia.
Colaboradores humanos são fundamentais na indústria. Mas, quando lidamos com pessoas, erros sempre estão passíveis de acontecer. Por isso, automatizar alguns processos ou contar com tecnologias de gerenciamento pode te ajudar a eliminar algumas falhas e aumentar sua eficiência.
Quando falamos em gestão logística, existem hoje algumas ferramentas que auxiliam seu negócio a contar com entregas de produtos realizadas de forma eficaz. Entre elas, um sistema de gestão.
Ele pode te fazer controlar de forma mais fácil a operação, aumentar a rentabilidade e ainda fornecer informações precisas, de maneira rápida, de onde você estiver, graças ao armazenamento de dados na nuvem.
É mais apoio e segurança para lidar com a gestão de vendas, de estoque, transporte, além do monitoramento das diversas operações de uma empresa.
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