tecnologia nas máquinas da indústria

Indústria 5.0: O Futuro do Trabalho na Produção

A Indústria 5.0 está surgindo como uma nova era revolucionária na produção industrial, trazendo consigo transformações significativas no modo como trabalhamos e produzimos. À medida que a tecnologia avança rapidamente, presenciamos a integração cada vez maior entre humanos e sistemas automatizados, resultando em uma colaboração estreita entre homem e máquina.

Enquanto a Indústria 4.0 trouxe a automação e a digitalização para as fábricas, a Indústria 5.0 vai além, enfatizando a interação entre os trabalhadores e as tecnologias avançadas. 

Essa nova fase busca criar um ambiente de trabalho onde a automação não substitua os trabalhadores, mas sim os capacite a desempenharem tarefas mais complexas e criativas de uma forma mais fácil e rápida.

À medida que avançamos para a Indústria 5.0, é fundamental compreender o impacto dessa nova onda de inovação. Profissionais da área precisam estar preparados para as mudanças que estão por vir e adaptar suas habilidades para se destacarem nesse novo cenário.

Neste post, vamos explorar mais a fundo o conceito de Indústria 5.0 e suas principais características. Vamos analisar como as transformações na produção afetarão os trabalhadores e quais competências serão mais valorizadas nesse novo contexto. 

Além disso, discutiremos as novas oportunidades que surgem nessa era de colaboração entre humanos e máquinas.

O que é a indústria 5.0?

A indústria 5.0 é uma extensão da Indústria 4.0 e é caracterizada como a próxima fase da revolução industrial em que vivemos. Porque, enquanto a indústria 4.0 se concentra na automação, interconexão e digitalização de máquinas e sistemas, a indústria 5.0 tem como objetivo colocar os seres humanos no centro do ambiente tecnológico avançado.

máquinas de indústrias automatizadas da indústria 5.0
A indústria 5.0 é a revolução que visa integrar os humanos com as novas tecnologias para otimizar e potencializar processos

Para isso, o foco da nova tecnologia é estabelecer uma colaboração entre humanos e sistemas automatizados para enfatizar a interação homem-máquina. 

As tecnologias avançadas como IA, robótica e IoT — Internet das Coisas — passam a ser usadas para aprimorar as capacidades dos trabalhadores e permitir que as tarefas mais complexas, criativas e de alto valor agregado fiquem mais fáceis de executar.

Diferente da empresa 4.0, que automatizou processos e fez com que vários empregos fossem substituídos por máquinas, a ideia da empresa 5.0 é criar um ambiente para que os humanos trabalhem em conjunto com as máquinas e tecnologia, de forma que se complementem. Assim, aproveita-se o máximo das habilidades únicas de cada um.

Porém, não podemos deixar de destacar que com essa nova revolução, alguns profissionais acabarão perdendo espaço no mercado, especialmente se não estiverem aptos em se atualizar para integrar-se com a nova tecnologia e fazer uma transição de carreira.

imagem de uma mão robótica
A nova revolução industrial abre portas para novas oportunidades de empregos em áreas pouco exploradas

Afinal, a indústria 5.0 traz consigo diversas oportunidades de trabalho para potencializar a flexibilidade, capacidade de raciocínio abstrato, criatividade e habilidades sociais dos seres humanos. Habilidades essas que não podem ser substituídas por máquinas.

A evolução das indústrias.

A primeira revolução industrial, conhecida como indústria 1.0, aconteceu no final do século XVIII e início do século XIX e era caracterizada pela integração de máquinas a vapor e mecanização dos processos de produção. Nessa época, as primeiras fábricas com máquinas a vapor foram um marco importante, e abriu porta para que várias empresas crescessem exponencialmente no mercado.

Já na indústria 2.0, induzida pelo avanço da eletricidade no final do século XIX, o grande diferencial foram os motores elétricos que passaram a alimentar as máquinas. Com isso, as indústrias tinham mais flexibilidade e eficiência nos processos produtivos, o que também facilitou a automação de certas áreas dentro das empresas.

Alguns anos mais tarde, na metade do século XX, deu-se início à indústria 3.0, onde a tecnologia da informação e automação de processos por meio de computadores e sistemas digitais revolucionou todo o mercado industrial. 

A automação dos processos permitia que a indústria pudesse produzir em massa e com maior eficiência a partir das linhas de montagens e sistemas de controle computadorizados.

Porém, a tecnologia não parou por aí. Em meados de 2011, surgiu a nova revolução de toda a indústria, chamada de indústria 4.0 da qual estamos saindo atualmente. Nessa fase, a principal característica da revolução industrial dá-se pela integração entre sistemas físicos e digitais por meio de big data, impressão 3D, Internet das Coisas.

Essa conectividade permitiu uma grande coleta e análise de dados em tempo real, facilitando a produção inteligente e eficiente dentro das indústrias, abrindo caminho para a personalização em massa e modelos de negócios inovadores.

Impactos na mão de obra com a indústria 5.0

Como vimos antes, a indústria 5.0 tem como objetivo integrar a tecnologia com os seres humanos para potencializar os resultados de tarefas complexas, combinando as habilidades únicas de cada um.

Porém, uma grande mudança que irá impactar a mão de obra e mercado de trabalho é que essa revolução permitirá que atividades perigosas e repetitivas possam ser automatizadas, reduzindo riscos e consequentemente, a demanda por trabalhadores em determinadas áreas.

máquinas de indústria
As novas tecnologias permitem que processos repetitivos, simples e perigosos possam ser automatizados

Algumas tarefas como montagem de peças, inspeção de qualidade e até movimentação de materiais pesados podem ser automatizadas, dando aos trabalhadores a oportunidade de ocupar áreas que demandam maior criatividade e necessidade de habilidades humanas.

Para isso, os profissionais deverão desenvolver cada dia mais conhecimento nas áreas de programação, análise de dados, IA e Internet das Coisas, além de estarem sempre em constante evolução para desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, inteligência emocional, resolução de problemas complexos e especialmente criatividade.

Quais as principais áreas afetadas e como se destacar.

Com base na integração da tecnologia automatizada em diversos processos, muitos trabalhadores terão que se reinventar no mundo corporativo e desenvolver habilidades para atuar em áreas específicas, onde faz-se necessário o conhecimento e habilidades humanas.

A partir disso, novos empregos podem começar a surgir à medida que as empresas adotam tecnologias avançadas, como oportunidades de manutenção e reparo de sistemas automatizados, programação, desenvolvimento de soluções tecnológicas, supervisão de processos automatizados.

homem trabalhando dentro da indústria
Embora alguns cargos possam ser ocupados pela tecnologia, alguns cargos ainda precisarão das habilidades humanas

Alguns empregos que podem ser afetados e precisam desenvolver novas habilidades para se adaptar são:

  • Operadores de linha de produção: os operadores de linha de produção podem acabar sendo afetados com a automação avançada. Afinal, com a nova tecnologia, muitas tarefas de montagem poderão ser realizadas por robôs, diminuindo a necessidade de mão de obra humana. Para se destacar nessa área, os profissionais deverão desenvolver habilidades de operação de sistemas automatizados, manutenção e reparo de máquinas, programação e habilidades de resolução de problemas complexos.
  • Motoristas de veículos de transporte: outro cargo que deve ser afetado com a indústria 5.0 são os motoristas de veículos de transporte. Hoje, já existem modelos de veículos autônomos onde não há necessidade de motorista para conduzir, também afetando profissionais como taxistas, por exemplo. Quem trabalha na área deverá focar em habilidades de gerenciamento de frota, manutenção de veículos autônomos e transição de carreira para funções de controle de sistemas automatizados.
  • Caixas de supermercado: gradualmente vemos caixas de supermercados de autoatendimento, colocando em risco os operadores que não estão pensando em se atualizar na sua área. Com a demanda mais baixa, é indispensável que esses profissionais busquem oportunidades em atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque, operação de sistemas de ponto de venda e suporte técnico.
  • Analista de dados: a indústria 5.0 permite uma coleta de dados massiva, e com a ajuda da IA, a análise é feita de forma rápida e fácil, sem necessidade de intervenção humana. Quem atua nessa área deve aprimorar suas habilidades em analisar os dados e estatísticas, e aprender a interpretar resultados e as máquinas, para trabalhar em colaboração com sistemas automatizados e algoritmos.
  • Técnicos de manutenção industrial: profissionais da área também devem se atualizar e desenvolver novas habilidades em diagnóstico e solução de problemas de sistemas automatizados, programação básica, manutenção preventiva, reparo e substituição de componentes eletrônicos.
  • Profissionais da área de saúde: embora os profissionais da saúde sejam essenciais, com a nova revolução industrial eles também sofrem um grande impacto, especialmente com a criação de robôs cirúrgicos. Com isso, é essencial o desenvolvimento de habilidades em operação e colaboração com o sistema robótico, assim como o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação com os pacientes.

Desafios a serem superados.

Com o grande impacto da indústria 5.0 em vários setores e cargos, um dos principais desafios dessa nova era está ligada à substituição de empregos, especialmente de pessoas que lidam com tarefas repetitivas e de baixa complexidade.

mulher realizando trabalhos manuais na indústria
A indústria 5.0 permite que os trabalhadores possam usar a tecnologia a seu favor para otimizar os processos e melhorar os resultados

Isso pode acabar causando uma grande preocupação em relação à taxa de desemprego e à necessidade de requalificação profissional.

Além disso, a nova tecnologia ainda traz consigo a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas e também de pensamento crítico, adaptação, resolução de problemas complexos e especialmente criatividade e inovação.

Como resultado, muitos profissionais podem enfrentar dificuldades no processo de transição de carreira para procurar novas oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

Para isso, é essencial que esses profissionais estudem e se qualifiquem visando não somente o setor que deseja ingressar, mas toda a mudança que a indústria 5.0 irá causar nessa área e quais as novas especificações necessárias para se destacar no mercado.

Benefícios da indústria 5.0

A Indústria 5.0 traz consigo uma série de benefícios significativos, tanto para as empresas quanto para os profissionais envolvidos na produção, como:

Aumento da eficiência e produtividade.

A colaboração entre humanos e máquinas na Indústria 5.0 permite otimizar os processos, resultando em maior eficiência e produtividade. 

Como as tarefas repetitivas e de baixo valor podem ser automatizadas, os profissionais conseguem mais tempo e recursos para atividades complexas que demandam mais estratégias, dando uma oportunidade para que se destaquem em novas áreas.

maquinário de indústria
Com as novas tecnologias, os processos serão automatizados, garantindo maior agilidade e qualidade

Além disso, a automatização dos processos diminui o tempo de produção e diminui os erros, padronizando todo o processo e aumentando a qualidade do resultado final.

Personalização

Com a nova tecnologia, as indústrias podem usar sensores e sistemas de monitoramento em tempo real para controlar de forma mais precisa e eficiente a qualidade dos produtos e a personalização em massa.

Isto é: as empresas agora poderão produzir itens com especificações personalizadas de acordo com as necessidades e preferências individuais de cada cliente.

Flexibilidade na produção

Com a indústria 5.0, as empresas poderão ter uma produção mais flexível e adaptável. Afinal as linhas de manufatura podem ser rapidamente reconfiguradas para lidar com volumes de produção e produtos diferentes, facilitando a resposta à demanda do mercado.

indústria textil
A indústria 5.0 permite que a produção seja mais flexível e personalizada

Com isso, você produz mais os pedidos sob demanda, e diminui as necessidades de estoques excessivos.

Melhores condições de trabalho.

Outro ponto importante da indústria 5.0 é que os sistemas automatizados e tecnologias avançadas eliminam tarefas monótonas e perigosas. Como resultado, o ambiente e condições de trabalho para os profissionais ficam cada vez melhores e seguros para o desempenho de funções complexas, onde há uma necessidade de maior concentração.

Inovação

A nova tecnologia também permite uma inovação e colaboração entre máquinas e humanos, aumentando a capacidade de troca de informações em tempo real. Isso não somente permite que a resolução de problemas seja mais ágil, mas contribui para a tomada de decisões mais assertivas e geração de novas ideias baseada nas informações atualizadas.

É fundamental reconhecer que as mudanças trazidas pela Indústria 5.0 não significam o fim dos empregos, mas sim uma transformação nas atividades desempenhadas. Embora algumas tarefas repetitivas e de baixa complexidade sejam automatizadas, novas oportunidades surgirão. Com isso, tanto as empresas como os trabalhadores podem se beneficiar da integração dos processos e automatização de atividades.

Conheça o sistema de gestão para indústria que facilita o seu dia a dia!

Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!

Posts Similares

Story