Giro de estoque: Saiba como calcular e evitar desperdícios.
Você sabe como anda seu giro de estoque?
Antes de falarmos em mais detalhes, veja se você tem as respostas para as perguntas abaixo:
- Quantos produtos de cada tipo tem no meu estoque?
- Quanto tempo passou entre compra e venda de cada produto?
- Quanto estou gastando com armazenamento? Tem produtos que estão sendo desperdiçados?
- Houve procura de um determinado produto e eu não tinha no meu estoque?
Ficou na dúvida? Não sabe responder essas perguntas? Então você precisa primeiro entender o que é Giro de Estoque.
O Giro de estoque é um indicador que mede a circulação das suas mercadorias, ou insumo de produção que fica armazenado antes de ser vendido, ou seja: a quantidade vendida e resposta dentro de um determinado período de tempo. Em outras palavras, é o indicador que mede se há equilíbrio entre vendas realizadas e as compras dos produtos. Ele indica também a qualidade dos produtos armazenados. Os dados servem ainda para avaliar a saúde financeira do negócio.
Para você entender melhor o giro de estoque vamos classificá-lo em Alto e Baixo, e vou explicar rapidamente cada um deles!
Alto giro de estoque
Um giro de estoque alto é, em poucas palavras, o desejo de qualquer empresa. Significa que as vendas estão a todo vapor! Mas isso requer muito cuidado, pois é necessário que haja o equilíbrio entre entrada e saída de produtos, ou seja: boa gestão de estoque.
Existem vários benefícios à empresa que consegue se manter num alto giro de estoque, veja só:
– Circulação de produtos, produtos sempre novos (Melhor ainda quando se lida com produtos com data de validade ou produtos em constante processo de relançamentos)
– Menor custo de armazenamento (sem acúmulos)
– Menos riscos de perdas (redução de custos!)
Baixo giro de estoque
Já o baixo giro de estoque quer dizer que tem mercadorias paradas no estoque há muito tempo. Num primeiro momento, isso pode levar a um volume de estoque excessivo, o que leva a maiores custos na armazenagem e possivelmente, na perda dos produtos. Um baixo giro de estoque pode significar, por exemplo, que a procura pelo produto pode não ser tão alta.
De modo geral, significa que não se está vendendo o suficiente, ou que se está produzindo um estoque excessivo.
Qual a importância para a empresa?
Acompanhar o giro de estoque auxilia você a administrar melhor as mercadorias da empresa conforme a frequência das vendas. Também favorece uma gestão mais eficaz, com foco na redução de custos e no aumento da lucratividade.
Ter esses indicadores nas mãos e saber como analisá-los fará com que o gestor responsável por essa tarefa responda as perguntas acima mencionadas e esteja atento à saúde financeira da empresa.
Como por exemplo: Não serão necessários grandes investimentos com custo de armazenamento, pois, quanto maior for a quantidade de produto acumulado, maior é o local para armazená-los. E sabemos como é alto o custo de armazenamento.
E outra! Como vimos: para quem trabalha com Alimentos e itens com prazos de validade curtos, não precisará se preocupar com avarias e desperdícios, pois, não terá produtos ultrapassados nas prateleiras. (E nem ficará com uma quantidade pequena no estoque, pois sabe que estará correndo o risco de perder vendas por falta de produto.)
Ok, mas e agora, como calcular o giro de estoque da minha empresa?
Para te dar uma noção geral de como anda o giro de estoque da sua empresa, são necessárias apenas duas informações: o estoque médio e a quantidade de vendas realizadas no período.
Vamos aos cálculos:
Giro de estoque (GE) = vendas realizadas no período / estoque médio
Para te ajudar a entender melhor, vamos utilizar um exemplo:
Numa empresa, durante o período de 6 meses, foram vendidos 500 pares de
sapatos. O Estoque médio dessa empresa é de 100 pares de sapato.
GE = 500/100 = 5 giros de estoque.
O que isso significa? Que em 6 meses, o estoque desta empresa fictícia se renovou 5 vezes.
Esse valor te dá uma boa ideia de como anda o seu giro de estoque, quais planejamentos são necessários para os próximos períodos, e como otimizar a gestão de estoque. Agora, se você não tem essas informações, ou ainda, se as tem, mas quer um controle ainda mais detalhado das métricas da sua empresa, a melhor opção é utilizar um ERP.
Conclusão:
O controle de estoque é muito importante para evitar prejuízos financeiros (seja por causa de armazenamento, seja por perda de produtos);
O investimento em automatização é essencial para efetivamente trazer resultados para o seu negócio;
Com um sistema de gestão integrado, é possível controlar e automatizar todos os processos desde a compra do produto, até a venda e a sua reposição no estoque.
Com o sistema de gestão IN4 ERP você conseguirá não apenas tornar seu giro de estoque mais eficiente, como terá em suas mãos um sistema de gestão empresarial poderoso para alinhar toda a sua empresa com soluções tecnológicas, facilitando o dia a dia do seu negócio.