ERP Industrial: Entenda Como o ERP Industrial Pode Transformar Seu Negócio
Em um cenário industrial cada dia mais competitivo e digital, encontrar maneiras de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência se tornou mais do que uma estratégia — é uma necessidade. Uma solução que tem sido adotada por muitas indústrias para atingir esses objetivos é o ERP Industrial. Mas você sabe o que é um ERP Industrial e como essa ferramenta pode transformar a sua operação?
Um ERP Industrial, ou Sistema de Gestão Integrado, vai além de uma simples solução de software. É um parceiro estratégico que abrange todas as áreas da empresa, desde o chão de fábrica até a gestão financeira, recursos humanos, compras e logística.
É também esse sistema que oferece uma visão abrangente e em tempo real das operações, permitindo uma gestão mais eficiente, tomada de decisões mais informadas e um controle mais preciso de recursos e processos.
Neste post, vamos desvendar o universo do ERP Industrial, explicar suas principais funcionalidades, mostrar os benefícios de sua implementação e como ele pode ser um diferencial para o seu negócio.
Confira a seguir um guia completo para entender o que é o Sistema de Gestão Integrado e como ele pode transformar a sua empresa!
O que é ERP industrial?
Um ERP industrial ou Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão integrado desenvolvido para atender às necessidades específicas de empresas industriais. Com isso, permite que as empresas façam um gerenciamento mais eficiente das operações e recursos, como o planejamento, produção, estoque, compras, finanças, vendas, recursos humanos e distribuição.
Esse sistema tem como objetivo principal manter todos os dados e informações referente a essas áreas em um único sistema integrado onde é possível realizar o compartilhamento de informações simultaneamente entre os diferentes departamentos da empresa.
Graças a essas funcionalidades, as empresas que fazem o uso do ERP Industrial podem ter uma visão abrangente das operações enquanto elas acontecem. Isso não somente facilita a tomada de decisões, mas garante o desenvolvimento de planos de ação mais estratégicos baseados em dados otimizados.
Com base em informações atualizadas, a tomada de decisões garante, uma melhora na eficiência operacional da empresa, reduz custos, otimiza o uso de recursos, aprimora a qualidade dos produtos e serviços e ainda aumenta a produtividade geral.
Quais são as principais funcionalidades do ERP Industrial?
Gestão de produção
O ERP Industrial permite que a empresa faça o controle e planejamento da produção, incluindo também o gerenciamento de ordens de fabricação, controle de estoque de produtos em processo, cronograma de produção e monitoramento do desempenho de produção.
Gestão de estoque
O sistema também garante um maior controle de estoque de matéria-prima, produtos acabados e componentes. Porque a gestão do estoque ainda lhe permite a rastreabilidade, reabastecimento automático, controle de qualidade e gerenciamento de lotes.
Compras e fornecedores
O ERP também garante uma melhor gestão de compras, indo desde a solicitação de cotações, até a criação de pedidos de compra, acompanhamento de entregas, controle de fornecedores e gestão de contratos.
Gestão financeira
Uma das principais funcionalidades do ERP Industrial está voltada à contabilidade, facilitando a gestão financeira e garantindo maior controle de contas a receber e pagar, registo de despesas, faturamento, gerenciamento de ativos fixos e elaboração de relatórios financeiros.
Gestão de qualidade
O sistema permite que as empresas tenham um controle e monitoramento maior da qualidade dos produtos, o que impacta diretamente no produto final e em etapas importantes como inspeções, testes e análise para promover a melhoria contínua.
Manutenção de equipamentos
As empresas que usam o ERP Industrial ainda conseguem planejar e programar a manutenção de equipamentos com mais facilidade.
Com isso, é possível gerenciar ordens de serviços, controlar a manutenção periódica e registrar todo o histórico de manutenções ao longo do tempo.
Gestão de recursos humanos
Outra funcionalidade do ERP Industrial é a gestão de pessoas, incluindo registros de funcionários, folha de pagamento, controle de ponto, gestão de benefícios e acompanhamento de desempenho.
Vendas e distribuição
As empresas que usam o sistema também facilitam a gestão do ciclo de vendas, que vai desde o registro de pedidos, até o controle de estoque disponível para entrega, emissão de notas fiscais, gestão de contratos e comissões dos vendedores.
Quais são os principais benefícios de implementar um ERP Industrial?
- Integração de informações: as empresas que fazem a integração do ERP Industrial garantem uma integração de dados e informações de diferentes departamentos e processos em um único sistema. Ou seja, é possível ter uma visão abrangente em tempo real de todas as operações dentro da empresa, não facilitando apenas a comunicação, como também a colaboração e tomada de decisões informadas.
- melhoria da eficiência operacional: ao otimizar e automatizar diversas tarefas manuais e repetitivas, o ERP Industrial garante uma redução da dependência de processos manuais e melhora a eficiência geral das operações. Como resultado, temos uma maior economia de tempo, redução de erros e aumento da produtividade geral.
- melhoria da visibilidade e controle: o sistema ainda garante uma visão detalhada de todos os aspectos do negócio, incluindo desde o estoque e compras, até a produção, vendas e finanças. Ou seja, você não somente tem uma maior visibilidade e controle sobre as operações, mas consegue uma gestão mais detalhada e eficiente dos recursos, garantindo mudanças mais rápidas com base nas demandas do mercado.
- tomadas de decisões estratégias: ao se basear em dados em tempo real, você consegue tomar decisões de uma forma muito mais estratégica focando ainda mais em resultados. Afinal, o ERP Industrial consegue fornecer dados detalhados de diversos setores dentro e fora da empresa, como tendências de venda, rentabilidade, custos de produção etc, o que permite que você identifique possíveis oportunidades e desafios.
- redução de custos: um dos maiores benefícios de usar o ERP Industrial é a redução nos custos operacionais por otimizar processos, eliminar tarefas manuais e especialmente reduzir erros. Ou seja, você economiza por ter uma maior eficiência nos processos e menos taxas de retrabalho, além de economizar com o gerenciamento do estoque e compras para evitar o excesso e minimizar os custos de armazenamento.
- melhoria na qualidade: você também pode se beneficiar da melhoria na qualidade dos seus produtos e serviços ao usar o sistema, já que você consegue fazer um controle de qualidade mais eficaz monitorando a satisfação do cliente e rastreando a qualidade dos produtos em todas as etapas de uma forma mais otimizada. Assim, com base nos dados, você pode melhorar tanto os processos de produção como o resultado final do produto e serviço que você oferece, aumentando a satisfação dos clientes e fidelizando o público com mais eficiência.
Exemplos de empresas que usam o ERP Industrial
Whirlpool Corporation
Conhecida como uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, a Whirlpool Corporation implementou um ERP Industrial com a finalidade de integrar os processos de produção, finanças, logística e vendas.
Como resultado, ela conseguiu melhorar a coordenação das suas unidades de produção global, melhorou sua gestão de estoque e garantiu uma maior visibilidade das operações realizadas em toda a empresa para encontrar oportunidades de crescimento e melhoria.
Embraer
A Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, implementou um ERP Industrial para integrar e otimizar seus processos de produção, gestão de projetos, compras e finanças. Isso proporcionou uma melhor visibilidade e controle sobre as operações, permitindo uma gestão mais eficiente de recursos e maior agilidade na tomada de decisões.
Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores redes de varejo do Brasil, implementou um ERP Industrial para melhorar a gestão de suas operações logísticas, estoque, compras e finanças. O ERP ajudou a empresa a otimizar a cadeia de suprimentos, reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e proporcionar uma melhor experiência de compra aos clientes.
Como escolher um ERP Industrial?
Requisitos do negócio
O primeiro passo para escolher um ERP de qualidade é avaliar cuidadosamente quais são as necessidades e requisitos da sua empresa.
Por exemplo, faça uma lista das funcionalidades que são tidas como essenciais para suportar os processos de negócio da sua indústria, como controle de estoque, gestão de produção, gestão financeira etc.
Escalabilidade
Em seguida, considere qual é a capacidade do ERP de lidar com o crescimento da sua empresa a longo prazo. O sistema deve adaptar-se ao aumento do volume de transações e processos, além do aumento do número de usuários e demandas adicionais que possam acabar surgindo ao decorrer do tempo conforme a empresa se expande.
Integração
Escolha um sistema que seja capaz de integrar com outras ferramentas e sistemas que a empresa já utiliza no dia a dia, como painel CRM, automação de vendas, gestão de estoques etc. Isso facilita para melhorar a troca de dados dentro do sistema, o que evita retrabalhos nesse processo.
Facilidade de uso
O ERP Industrial deve ser fácil de ser usado e ter uma interface intuitiva que reduza a curva de aprendizado dos usuários.
Isso não somente facilita a adoção do sistema em toda a empresa, mas ajuda na redução do tempo gasto dos profissionais para aprender a lidar com a tecnologia.
Suporte e assistência técnica
Outro ponto importante é que o ERP deve contar com um suporte e assistência técnica com a disponibilidade de solucionar problemas, fornecer treinamento e auxiliar na implementação e manutenção do sistema no dia a dia, a fim de evitar possíveis transtornos no futuro.
Personalização e flexibilidade
Como cada empresa é única e possui demandas diferentes, o ERP deve ter uma capacidade de personalização para atender às necessidades específicas do seu negócio. Ou seja, é necessário um sistema flexível que permita ajustes e configurações de acordo com as particularidades da sua empresa, capaz de se adaptar a processos específicos.
Custos e retorno sobre investimento
Não deixe de considerar os custos de implementação, treinamento, atualização e manutenção do ERP, e avalie uma opção que tenha um retorno sobre o investimento esperado. Ou seja, sistemas que garantem benefícios que ajudem a aumentar o faturamento da empresa e diminuir os custos, melhorando a eficiência e aumentando a produtividade.
Quais são os maiores desafios para implementar um ERP Industrial nas empresas?
- planejamento adequado: um dos principais desafios das empresas que desejam implementar um ERP industrial é a falta de planejamento adequado. Ou seja, a empresa não possui metas claras, não conta com prazos realistas e não tem um plano de projetos abrangente. Isso faz com que o processo de implementação não somente atrase, mas também tenha diversos problemas podendo até mesmo gerar uma frustração na empresa por não ter uma base de onde deseja chegar com o ERP.
- engajamento dos usuários: alguns funcionários podem demonstrar certa resistência às novas mudanças, já que o novo sistema afetará a rotina e processo de trabalho já existentes. Porém, ao demonstrar como os processos do dia a dia ficarão mais fáceis e otimizados com o ERP, os usuários passam a ser mais flexíveis e enxergar vantagens em integrar um novo sistema na empresa.
- migração de dados: algumas empresas podem enfrentar dificuldades durante o processo de transferência de dados de sistemas antigos para o ERP. Por isso, é sempre importante escolher um ERP de qualidade para garantir a integridade dos dados durante o processo de migração.
- customização excessiva: quanto mais personalizado o ERP, maior será o tempo de implementação. Com isso, vale a pena encontrar um ERP que tenha os processos baseados nas necessidades da sua empresa e mantenha um equilíbrio para personalizar o ERP apenas para as necessidades reais, sem criar demandas complexas e desnecessárias.
Agora que você viu o que é o ERP industrial e como ele pode transformar o seu negócio, ficou claro que ele é mais do que um simples software de gestão, não é? Além de ser uma ferramenta robusta, o ERP é um sistema completo para não somente gerir o negócio, mas garantir uma visão integrada dos processos e permitir que você tome decisões com base em dados em tempo real.
Implementar um ERP Industrial na empresa garante processos mais otimizados, melhora na gestão, aumento da eficiência e maior produtividade e lucratividade ao longo do tempo.
Escolha um sistema que se adapta às suas necessidades e lembre-se, a transformação digital não é mais uma tendência futura, mas uma realidade atual, e aquelas indústrias que a adotarem mais rapidamente com certeza estarão à frente no mercado.
Conheça o sistema de gestão para indústria que facilita o seu dia a dia!
Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!