API’s no setor industrial: Aprenda como utilizá-las.
Saiba como a integração digital facilita a comunicação e o acompanhamento dos processos do seu negócio através de softwares inovadores e práticos. E o uso das API´s é uma delas.
Provavelmente, a sua empresa já faz uso de meios digitais atualmente, como redes sociais ou o WhatsApp Business, certo?
Nós sabemos que a transformação para o digital já é realidade e queremos que você conheça mais uma possibilidade prática e inovadora desse universo, com a proposta de tornar o seu negócio e serviços ainda mais integrados e automatizados: o uso de API’s, tendência mundial.
O que é API e o poder da automação no uso devido de dados?
Afinal, o que é API? A sigla significa Application Programming Interface. Em português, “interface de programação de aplicação”.
Para quem não é da área de programação, ela pode ser um pouco difícil de entender. Mas não é um bicho de sete cabeças.
Vamos simplificar: as API’s são utilizadas como uma forma de facilitar a comunicação entre os diferentes programas que estão presentes no seu computador e que são vitais para o seu negócio.
É só parar para pensar na quantidade de programas que você deve fazer uso para executar ou supervisionar processos profissionais. Muitos, não é?
Quando o mundo digital se tornou um ecossistema de plataformas hiperconectadas, passou a existir uma forma de permitir comunicações perfeitas entre todos esses sistemas (incluindo os que você, provavelmente, já faz uso!). Qual é essa forma? As API’s!
Anteriormente, publicamos aqui no blog um conteúdo explicativo sobre a Indústria 4.0 . O uso de API’s faz ligação direta com a importância de modelar a sua empresa à capacidade máxima do mercado alinhada à tecnologia.
Ao desenvolver uma compreensão mais profunda, é possível dominar toda a tecnologia do seu negócio de forma eficaz e econômica.
Nós sabemos que processos de modernização nem sempre são fáceis. Mas há motivos de sobra para priorizar a criação de uma API.
De acordo com informações do Apigee Institute (uma organização de pesquisa que ajuda empresas a alcançar a transformação digital por meio de pesquisa, análise e consultoria), as organizações que se reconhecem como competentes no uso de API’s atualmente obtiveram mais rentabilidade e também conquistaram níveis mais altos de satisfação do cliente. Consequentemente, aumentaram seus índices de retenção.
Como aplicar a técnica ao meu segmento?
Há diversas possibilidades de uma empresa passar a praticar as vantagens de um sistema integrado.
Por exemplo, vamos dizer que você vende os seus serviços através do WhatsApp e faz uso inicial de robô (ou não) para o primeiro contato. Por meio de uma API, todos os dados e informações concedidos pelo possível cliente já estarão organizados e reunidos em um único lugar, automaticamente. Desse modo, o próprio sistema qualificará o momento de venda daquela pessoa para a empresa. Se ela é, de fato, um “contato quente” para o comercial.
Sistemas de pagamento online são outro bom exemplo da riqueza de APIs, que ligam diversas funções acessíveis somente por meio de programação.
Além disso, é possível filtrar e tornar a coleta de dados específicos mais intuitiva e ágil. Esse é apenas um exemplo de operação que pode ser executada com APIs. Você pode adaptar ou estudar possibilidades dentro do seu segmento sem altos custos, mas quem avisa, amigo é: não adie!
Quais os tipos existentes de API?
Conforme informações publicadas no portal CanalTech , empresas ouvidas em um levantamento sobre o tema informaram que o objetivo principal do uso de APIs está na expansão do alcance digital, na redução de custos de TI e também em entregar uma melhor experiência ao usuário.
Ok, essas são algumas das formas que o Brasil mais usa APIs. Mas você sabia que existem tipos diferentes de aplicação?
- API privada ou interna
Elas são ocultadas aos usuários externos. Ou seja, seus clientes e possíveis clientes não têm acesso. Assim, elas ficam visíveis somente para os sistemas internos da organização e são utilizadas para desenvolvimento interno.
A coleta das APIs privadas auxilia na otimização da produtividade e na reutilização dos serviços. Esse tipo é o mais adotado pelas empresas.
2. API restrita
Já esse tipo de API é responsável pela integração de processos com parceiros do negócio desenvolvido pela sua empresa. Os desenvolvedores serão responsáveis por criar produtos ou serviços com os dados disponibilizados. Cria-se, assim, um ecossistema.
3. API pública
Com a API pública, não há sigilo de dados! Todas as informações ficam visíveis e disponíveis para qualquer desenvolvedor poder fazer uso. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse é o tipo de API mais vulnerável à segurança de dados sensíveis.
No momento da construção de uma API, há etapas que devem ser seguidas para o desempenho bem sucedido. Elas devem ser tratadas com atenção e planejamento, de forma que se lapida um produto de primeira classe.
Etapa 1: Qual é o objetivo da sua API?
Etapa 2: Qual é o público da sua API? Interno (seus colaboradores) ou externo (clientes)?
Etapa 3: Alinhe a sua equipe e tenha certeza que ela está pronta e ciente das finalidades da API que está sendo implantada
Etapa 4: Vá desenvolvendo e incrementando a sua API, ela deve estar em constante evolução
Etapa 5: Defina os indicadores chave de desempenho (KPIs)
Etapa 6: Nunca deixe de coletar feedback e agir com as informações colhidas pelos usuários
Tendências atuais de API no mundo corporativo
A mais recente pesquisa de tendências relacionadas ao uso de APIs foi lançada em fevereiro deste ano e desenvolvida pelo analista independente da indústria de software e especialista em APIs, Randy Heffner, em parceria com Kleber Bacili, fundador e CEO da Sensedia.
Entre os destaques das informações concentradas no documento, está a constatação de que o mercado tem andado a passos largos ao modelo de negócios abertos, e é aí onde entram as APIs – que tornam as transformações e o modelo específico possível.
Exemplos de empresas que têm a API aberta: Google, Twitter e Open Banking.
Quando uma empresa torna o seu negócio aberto, como a Open Banking, as APIs fazem com que todo o negócio prospere independente da evolução de modelos de negócio e concorrência. Os dados são da Instituição iCEV .
Case Amazon
Como já deu para perceber, as APIs podem ser utilizadas em diversas plataformas, como: redes sociais, pagamentos online, localização, plataformas de e-commerce e mais!
Uma das empresas que teve o uso de APIs popularmente conhecido foi a Amazon. Há alguns anos, a mega player do mercado era somente uma livraria online.
Dentre os fatores que impactaram fortemente a veia tecnológica da empresa, está a decisão de expor todas as trocas de informações internas da empresa através de APIs. Cada equipe ficou responsável por sua API e a disponibilizaria para todas as outras. As informações são da empresa Sensedia.
Em geral, através da publicação da API, o site do varejista pode se integrar à plataforma base, seja ela Amazon, Extra ou Mercado Livre.
As lojas podem assim unificar os dois sistemas de gestão, o que facilita processos como a constante atualização de preços de forma segura, pois não há necessidade de disponibilizar o banco de dados a terceiros.
Outra vantagem é a atualização dos inventários em tempo real entre diferentes lojas, o que evita tanto o desperdício quanto as vendas inadequadas. Viu como dados são um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode possuir?
Vamos construir juntos a API ideal para você ter sua empresa adaptada e alinhada aos tempos atuais?
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