Como o ERP industrial pode reduzir os custos de produção?

Reduzir os custos de produção é o sonho de qualquer gestor. Especialmente se não alterar a produtividade.  Com o ERP industrial, no entanto, é possível reduzir os custos sem afetar a rotina e o trabalho. Aqui, você vai entender como a solução fará total diferença na sua empresa.

O que é ERP industrial?

O sistema ERP é uma ferramenta integrada que permite a gestão de todas as áreas de uma empresa, incluindo produção, estoque, vendas, finanças, recursos humanos e muito mais.

Essas funcionalidades permitem que as empresas que adotam o ERP Industrial tenham uma visão abrangente e em tempo real de suas operações. Isso não apenas simplifica o processo de tomada de decisões, mas também possibilita o desenvolvimento de estratégias baseadas em dados otimizados para melhorar o desempenho e a eficiência geral da empresa.

Baseando-se em informações atualizadas, a tomada de decisões contribui significativamente para a melhoria da eficiência operacional da empresa. Isso resulta na redução de custos, na otimização do uso de recursos, no aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços, e, por fim, no aumento da produtividade geral.

Como o ERP industrial pode reduzir os custos de produção?

Diminui os custos administrativos

Vale notar que o ERP industrial desempenha um papel significativo na minimização dos custos administrativos – o que contribui para a redução de custos operacionais.

Quando as informações são inseridas no sistema, todas as operações da companhia são automaticamente registradas em um banco de dados centralizado. Isso significa que as equipes não vão mais precisar mais imprimir relatórios, manter arquivos físicos ou realizar anotações manuais – algo que torna a operação suscetível a erros.

Toda a documentação e o monitoramento necessário podem ser facilmente realizados dentro da própria solução.

Reduz as horas extras

5

Muitas vezes, seus funcionários permanecem após o horário de expediente para realizar tarefas simples e automáticas, como o fechamento de caixa ou a contagem de itens em estoque. Decerto, essas horas extras levam a custos maiores nos salários dos colaboradores.

Vale notar que, no passado, essas atividades eram realizadas manualmente, pois não havia uma solução que automatizasse esses processos. Com um ERP industrial, no entanto, tais atividades podem ser concluídas rapidamente – e com alguns simples cliques, visto que todas as informações relevantes sobre estoque e caixa estão integradas ao sistema.

Com todos esses processos ativos, a empresa não precisa mais se preocupar com o pagamento de horas extras aos colaboradores, uma vez que a maioria dos processos é automatizada e não requer intervenção humana significativa.

Evita desperdícios na produção diária

Com a integração de diferentes departamentos em um único ambiente por meio do ERP, todos os processos vão se comunicar entre si de forma sinérgica.

Isso é particularmente evidente em um cenário de produção, onde há interações entre os colaboradores envolvidos no processo produtivo, o controle de estoque e, claro, a alocação de custos. Assim, desperdícios são evitados e dinheiro é economizado.

Reduz de custos com estoque

Os excessos – ou a escassez – de materiais no estoque representam algumas das principais barreiras para a redução de custos de produção.

Com o ERP industrial, no entanto, é possível reconhecer os níveis de estoque, incluindo até mesmo uma utilização mais eficiente do espaço físico, bem como economias relacionadas ao gerenciamento do inventário e um fluxo de caixa mais equilibrado.

Desenvolve processos mais assertivos

Atividades de planejamento, produção, controle de estoque e atendimento ao cliente estão profundamente interligadas e, como tal, devem ser gerenciadas de maneira integrada e assertiva.

Uma solução ERP também permite às empresas uma gestão mais eficaz dos seus suprimentos, possibilitando a otimização dos seus recursos. Isso se traduz em maior produtividade e na redução dos custos de produção.

Otimiza funções

5

Com processos claramente definidos e automatizados por meio do ERP Industrial, as responsabilidades e tarefas são direcionadas para os colaboradores competentes que executam as tarefas do processo.

Em outras palavras, informações precisas são entregues às pessoas adequadas no momento certo para a realização de ações, seja para correção de problemas ou para estratégias proativas. Com isso, os processos são otimizados, e a necessidade de retrabalho é reduzida – ou eliminada de vez. E como você sabe, retrabalho resulta em mais gastos.

Demonstração gratuita

Tenha o poder do controle fácil, gere informações precisas e aumente a lucratividade do processo de produção com o nosso sistema de gestão para indústria. Venha conhecer!