API’s no setor industrial: Aprenda como utilizá-las.

Saiba como a integração digital facilita a comunicação e o acompanhamento dos processos do seu negócio através de softwares inovadores e práticos. E o uso das API´s é uma delas.


Provavelmente, a sua empresa já faz uso de meios digitais atualmente, como redes sociais ou o WhatsApp Business, certo?

Nós sabemos que a transformação para o digital já é realidade e queremos que você conheça mais uma possibilidade prática e inovadora desse universo, com a proposta de tornar o seu negócio e serviços ainda mais integrados e automatizados: o uso de API’s, tendência mundial. 

O que é API e o poder da automação no uso devido de dados?


Afinal, o que é API? A sigla significa Application Programming Interface. Em português, “interface de programação de aplicação”. 


Para quem não é da área de programação, ela pode ser um pouco difícil de entender. Mas não é um bicho de sete cabeças.


Vamos simplificar: as API’s são utilizadas como uma forma de facilitar a comunicação entre os diferentes programas que estão presentes no seu computador e que são vitais para o seu negócio. 


É só parar para pensar na quantidade de programas que você deve fazer uso para executar ou supervisionar processos profissionais. Muitos, não é? 


Quando o mundo digital se tornou um ecossistema de plataformas hiperconectadas, passou a existir uma forma de permitir comunicações perfeitas entre todos esses sistemas (incluindo os que você, provavelmente, já faz uso!). Qual é essa forma? As API’s! 


Anteriormente, publicamos aqui no blog um conteúdo explicativo sobre a Indústria 4.0 . O uso de API’s faz ligação direta com a importância de modelar a sua empresa à capacidade máxima do mercado alinhada à tecnologia. 


Ao desenvolver uma compreensão mais profunda, é possível dominar toda a tecnologia do seu negócio de forma eficaz e econômica.


Nós sabemos que processos de modernização nem sempre são fáceis. Mas há motivos de sobra para priorizar a criação de uma API. 


De acordo com informações do Apigee Institute (uma organização de pesquisa que ajuda empresas a alcançar a transformação digital por meio de pesquisa, análise e consultoria), as organizações que se reconhecem como competentes no uso de API’s atualmente obtiveram mais rentabilidade e também conquistaram níveis mais altos de satisfação do cliente. Consequentemente, aumentaram seus índices de retenção. 

Como aplicar a técnica ao meu segmento?


Há diversas possibilidades de uma empresa passar a praticar as vantagens de um sistema integrado. 


Por exemplo, vamos dizer que você vende os seus serviços através do WhatsApp e faz uso inicial de robô (ou não) para o primeiro contato. Por meio de uma API, todos os dados e informações concedidos pelo possível cliente já estarão organizados e reunidos em um único lugar, automaticamente. Desse modo, o próprio sistema qualificará o momento de venda daquela pessoa para a empresa. Se ela é, de fato, um “contato quente” para o comercial. 


Sistemas de pagamento online são outro bom exemplo da riqueza de APIs, que ligam diversas funções acessíveis somente por meio de programação. 


Além disso, é possível filtrar e tornar a coleta de dados específicos mais intuitiva e ágil. Esse é apenas um exemplo de operação que pode ser executada com APIs. Você pode adaptar ou estudar possibilidades dentro do seu segmento sem altos custos, mas quem avisa, amigo é: não adie! 

Quais os tipos existentes de API? 


Conforme informações publicadas no portal CanalTech , empresas ouvidas em um levantamento sobre o tema informaram que o objetivo principal do uso de APIs está na expansão do alcance digital, na redução de custos de TI e também em entregar uma melhor experiência ao usuário. 


Ok, essas são algumas das formas que o Brasil mais usa APIs. Mas você sabia que existem tipos diferentes de aplicação? 

  1. API privada ou interna

Elas são ocultadas aos usuários externos. Ou seja, seus clientes e possíveis clientes não têm acesso. Assim, elas ficam visíveis somente para os sistemas internos da organização e são utilizadas para desenvolvimento interno. 


A coleta das APIs privadas auxilia na otimização da produtividade e na reutilização dos serviços. Esse tipo é o mais adotado pelas empresas. 

    2.  API restrita

Já esse tipo de API é responsável pela integração de processos com parceiros do negócio desenvolvido pela sua empresa. Os desenvolvedores serão responsáveis por criar produtos ou serviços com os dados disponibilizados. Cria-se, assim, um ecossistema. 

     3.  API pública

Com a API pública, não há sigilo de dados! Todas as informações ficam visíveis e disponíveis para qualquer desenvolvedor poder fazer uso. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse é o tipo de API mais vulnerável à segurança de dados sensíveis. 


No momento da construção de uma API, há etapas que devem ser seguidas para o desempenho bem sucedido. Elas devem ser tratadas com atenção e planejamento, de forma que se lapida um produto de primeira classe. 


Etapa 1: 
Qual é o objetivo da sua API? 


Etapa 2: 
Qual é o público da sua API? Interno (seus colaboradores) ou externo (clientes)? 


Etapa 3: 
Alinhe a sua equipe e tenha certeza que ela está pronta e ciente das finalidades da API que está sendo implantada


Etapa 4: 
Vá desenvolvendo e incrementando a sua API, ela deve estar em constante evolução


Etapa 5:
 Defina os indicadores chave de desempenho (KPIs) 


Etapa 6: 
Nunca deixe de coletar feedback e agir com as informações colhidas pelos usuários


Tendências atuais de API no mundo corporativo


A mais recente pesquisa de tendências relacionadas ao uso de APIs foi lançada em fevereiro deste ano e desenvolvida pelo analista independente da indústria de software e especialista em APIs, Randy Heffner, em parceria com Kleber Bacili, fundador e CEO da Sensedia.


Entre os destaques das informações concentradas no documento, está a constatação de que o mercado tem andado a passos largos ao modelo de negócios abertos, e é aí onde entram as APIs – que tornam as transformações e o modelo específico possível. 


Exemplos de empresas que têm a API aberta: Google, Twitter e Open Banking.

Quando uma empresa torna o seu negócio aberto, como a Open Banking, as APIs fazem com que todo o negócio prospere independente da evolução de modelos de negócio e concorrência. Os dados são da Instituição iCEV .


Case Amazon


Como já deu para perceber, as APIs podem ser utilizadas em diversas plataformas, como: redes sociais, pagamentos online, localização, plataformas de e-commerce e mais! 


Uma das empresas que teve o uso de APIs popularmente conhecido foi a Amazon. Há alguns anos, a mega player do mercado era somente uma livraria online. 


Dentre os fatores que impactaram fortemente a veia tecnológica da empresa, está a decisão de expor todas as trocas de informações internas da empresa através de APIs. Cada equipe ficou responsável por sua API e a disponibilizaria para todas as outras. As informações são da empresa Sensedia. 


Em geral, através da publicação da API, o site do varejista pode se integrar à plataforma base, seja ela Amazon, Extra ou Mercado Livre.

As lojas podem assim unificar os dois sistemas de gestão, o que facilita processos como a constante atualização de preços de forma segura, pois não há necessidade de disponibilizar o banco de dados a terceiros.

Outra vantagem é a atualização dos inventários em tempo real entre diferentes lojas, o que evita tanto o desperdício quanto as vendas inadequadas. Viu como dados são um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode possuir? 

Vamos construir juntos a API ideal para você ter sua empresa adaptada e alinhada aos tempos atuais?

Conte com o IN4 ERP para te dar todo o auxílio necessário! 

Posts Similares

Story