Indústrias e ERPs: Como o ERP é usado em uma indústria?

Você sabia que o primeiro ERP começou a ser desenvolvido há mais de 100 anos?

Sim, o engenheiro Ford Whitman Harris apresentou o modelo EOQ (Economic Order Quantity, ou em português, “quantidade econômica de encomenda”) em 1913. Esta quantidade seria aquela que minimiza os custos totais de manutenção e de gerenciamento de estoque. O EOQ é um dos mais antigos modelos de programação de produção.

Na década de 1950 as empresas notaram o aumento da concorrência e passaram a procurar um método eficaz de planejamento, de modo a manter o controle de todos os processos. Nesse período surgiu o MRP (Manufacturing Resource Planning, que em português significa Planejamento das Necessidades de Materiais). Era um conjunto de sistemas que possibilitava planejar o uso dos insumos da empresa e administrar os processos produtivos, em associação aos dados de estoque.

No Brasil só tivemos esse privilégio na década de 1980, que foi mais ou menos na mesma época em que surgiu o conceito do MRP II, o Manufacturing Resources Planning, no ano de 1981. Com a possibilidade de incluir a análise de recursos orçamentários além de recursos humanos, foi possível aumentar significativamente a abrangência do modelo MRP. Dessa maneira, as empresas ganharam mais agilidade e eficiência em relação às rotinas organizacionais.

O salto tecnológico que ocorreu entre os sistemas MRP II e os sistemas ERP se deu a partir da necessidade de integração. Com o gerenciamento interconectado de recursos de manufatura com os recursos empresariais, chegaram as primeiras versões do sistema ERP: Enterprise Resource Planning, ou “sistema de gestão integrado”,  ou ainda “sistemas de planejamento dos recursos empresariais”. Neles, são incorporadas funcionalidades que abrangem toda a parte de finanças e contabilidade, vendas, entrada e saída de materiais e produtos.

As vantagens da implementação do ERP na Indústria variam de acordo com o setor e nicho de mercado. Afinal, cada empresa tem suas necessidades e determinada característica do sistema ERP pode ser mais benéfica para um tipo de negócio, e trazer menos impacto para outro. No entanto, alguns benefícios são válidos para todas as empresas.


Quais os benefícios do sistema ERP para a indústria?

  1. Integração entre todos os setores: 

Com a integração de todos os setores da empresa (e, por consequência, os dados desses respectivos setores), visualizar e interpretar as informações se torna mais fácil, e as análises das ações da empresa são aprimoradas, permitindo que diferentes departamentos possam aplicar esses dados e análises em tempo real. E claro, melhores análises e dados mais precisos significam melhores decisões de negócios.

    2. Melhorar e fortalecer a segurança:

Backup de dados sensíveis, diminuição de erros na coleta e armazenamento de dados, restrição ao acesso de informações. Todos esses fatores ajudam a empresa a fortalecer sua segurança e ter mais controle dos dados;

    3. Redução de custos:

Uma das principais razões para incorporar o sistema ERP em uma empresa é a redução de custos. Uma pesquisa da Nucleus Research, de 2018 a 2019, analisou o retorno sobre os investimentos (ROI) em soluções de ERP e obteve resultados positivos nas empresas que adotaram um ERP moderno baseado na nuvem.

O estudo mostrou que, em média, as organizações recuperaram os investimentos em um período de retorno de 16 meses e alcançaram um ROI de mais de 200%. 

Custos são reduzidos, por exemplo, quando o desperdício da produção é evitado, já que com o sistema ERP é possível acompanhar em tempo real a cadeia de produção. Já com o mapeamento de processos e redução de erros (seja em processos de produção ou administrativos), também há a redução indireta de custos, já que essa redução de erros significa um aumento na produtividade da empresa.

Também é interessante ver como diferentes setores da indústria podem se beneficiar de forma mais específica:


Manufatura

O software ERP é cada vez mais benéfico para o setor de manufatura. Ao usar um ERP baseado em nuvem, os departamentos de finanças, compras, produção e operações podem se comunicar com facilidade. Um estudo do Aberdeen Group descobriu que 48% dos líderes de indústrias de manufatura afirmam que softwares específicos do setor os ajudariam a fazer negócios com mais eficiência.

As equipes podem configurar alertas, painéis e módulos personalizados com base na tarefa necessária. Os departamentos financeiros podem configurar relatórios e projeções personalizados, enquanto as equipes de operações e produção podem configurar alertas para níveis baixos de estoque, máquinas quebradas e recalls. Se combinado com um CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente), alertas de recall podem ser enviados a todos os clientes e fornecedores afetados. Além disso, as equipes de vendas podem se comunicar diretamente com as equipes do armazém para garantir a precisão do inventário em tempo real e as expectativas realistas dos clientes.

Gestão de resíduos

A área de Gestão de Resíduos pode ser muito beneficiada com o uso de um ERP. A dinâmica das indústrias deve reagir de forma rápida a novas legislações que estão sendo implementadas para endurecer a regulamentação de descarte de  resíduos, o que torna a área uma candidata ideal para a aplicação de um sistema ERP. Ao trabalhar em conjunto com um CRM, os ERPs podem enviar alertas instantâneos e atualizações de contratos em todo o canal da nuvem.

Aplicações para o ERP na Gestão de Resíduos:

1.Processos de classificação, reciclagem e registro da produção;

2. Gerenciamento de substâncias perigosas;

3. Avaliação da qualidade de produtos;

4. Planejamento de transporte de curto e longo prazo;

5. Gestão e monitoramento dos recipientes de matérias-primas;

6. Processamento de pedidos;

7. Gestão de contratos;

8. Mapeamento ampliado de parcerias comerciais;

Varejo

O uso do software ERP no varejo é extremamente valioso para ajudar a acompanhar as crescentes demandas dos clientes. Ao combinar o software ERP com um CRM, os vendedores e gerentes de contas podem acessar facilmente seus canais cruzados. Ao poder visualizar os níveis do armazém em tempo real, sua equipe pode garantir níveis de estoque precisos.

Módulos personalizados para varejo:

1. Ofertas de desconto em produtos;

2. Finanças de produtos individuais, como detalhamentos FIFO ou LIFO;

3. Alocação de estoque entre locais;

4. Transferência de estoque;

5. Substituição robusta para AS400;

O software ERP de varejo oferece uma solução de gerenciamento confiável, simples e rápida necessária para uma operação comercial mais eficiente.


 Em resumo…

A realidade é que o sistema ERP mais vantajoso é aquele que melhor se adapta às necessidades do setor, pois seja qual área for, demandas diferentes requerem soluções diferentes. Mas uma coisa é certa: Independente de qual for a demanda, ela com certeza é melhor suprida com o auxílio de um sistema ERP. 


Nós turbinamos o seu sucesso com nosso IN4 ERP, temos competência e experiência no mercado.


Acesse o nosso site e saiba mais: www.in4.com.br

Posts Similares

Story